top of page

Cosme e Damião sincretizados em Ibeji


“Ibejada está de Ronda,

São Jorge de prontidão

Salve o povo de Aruanda,

Salve Cosme e Damião”

Todo mundo gosta de ganhar doce em dia de Cosme e Damião. (Tá que tem aqueles que tem medo de comer os doces “consagrados”)

Mas quem foram Cosme e Damião?

Nos dias 26 (para os Católicos) e 27 de setembro (para o Candomblé e a Umbanda), comemora-se o Dia de Cosme e Damião. Eram dois irmãos gêmeos, médicos e viveram no Oriente, na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Os gêmeos pregavam os ensinamentos do Mestre Jesus e por isso foram perseguidos pelo Imperador romano, Diocleciano. Para a Igreja Católica, eles são santos e mártires do Império Romano no século IV, por isso a Igreja celebra a memória deles. Eles foram martirizados em Ciro (na Síria) durante a perseguição de Diocleciano.

Sincretismo

Em tempos de escravidão, os negros eram proibidos de professar sua fé. Então, acharam uma forma de não se aculturar e manter sua religiosidade forjando os Orixás em Santos Católicos. Assim, seguiam suas crenças sem que seus senhores brancos soubessem. Mais tarde, em 1908 surgia a Umbanda. Religião genuinamente brasileira nascida da realidade local, a diversidade. A umbanda nasceu do sincretismo religioso, a mistura de culturas (europeia, indígena, africana), sendo assim, os Orixás têm sintonia com os santos católicos, uma vez que foram inspirados neles de alguma forma.

Mas porque explicar tudo isso?

Pra mostrar que o dia de Cosme e Damião também é comemorado pelas religiões de matrizes africanas, como o Candomblé e a brasileira Umbanda. Nessas religiões, São Cosme e São Damião são sincretizados com os Orixás Ibejis, por atuarem, principalmente, em prol da saúde e do bem-estar das crianças através dos cuidados médicos e porque mesmo quando adultos, mantiveram sua pureza, alegria e ingenuidade, totalmente desapegados da matéria, favorecendo os mais necessitados.

Os espíritos trabalhadores sob a influência de Ibejí, apresentam-se normalmente na forma de crianças ou espíritos de crianças. Porém, espíritos não têm idade, apresentam-se dessa forma para facilitar a comunicação com as nossas crianças interiores. Se utilizam de gestos e voz de criança e transmitem irradiações muito fortes e puras sentidas e percebidas intensamente. Portanto, têm muita facilidade de atuação na cura de dores, dos males físicos, da mente e da alma.

E porque dar doces no dia de Cosme e Damião?

Os gêmeos tinham o costume de dar doces às crianças que atendiam para acalentá-las e levar alegria. Por isso fazemos o mesmo, além de transmitir a energia da alegria através desses doces.

Umbanda é luz caridade e amor. Não fazemos mal a ninguém.

Salve Cosme e Damião! Salve a Pureza Divina!

Referência bibliográfica:

Site Caboclo Pena Verde: Texto preparado e redigido por Rossana Di Natale com a colaboração de Carlos Feitosa, Médiuns do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena.

Site Casa Espírita de Oxossi.

Site EBC.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page