top of page

A umbanda e Jesus Cristo


Embora muitos não acreditem e não aceitem, a Umbanda é uma religião cristã e genuinamente brasileira.

Ela nasceu do sincretismo religioso. Possui conceitos fundamentais da doutrina espírita, da religião católica, muitos elementos da cultura indígena brasileira e trás influência dos cultos afros.

*A Umbanda, fundada no dia 15 de novembro de 1908, tem no Caboclo das Sete Encruzilhadas a entidade que lançou seus fundamentos básicos. Logo na primeira manifestação esta entidade já esclareceu que havia sido, em uma de suas encarnações, o Frei Gabriel de Malagrida, um sacerdote cristão queimado na “Santa Inquisição”, por ter previsto o terremoto de Lisboa, e que posteriormente nasceu como índio no Brasil. Ao dizer qual seria o nome do primeiro templo da religião, Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, porque “assim como Maria acolheu Jesus da mesma forma a Umbanda acolheria seus filhos”, já dava uma diretriz cristã à nova religião. Há um conto sobre o Caboclo das Sete Encruzilhadas que diz ter sido chamado por Maria, Mãe de Jesus, para semear a nova religião.

Todo trabalho e doutrina de Zélio de Moraes têm este perfil cristão, subentendendo Umbanda Cristã, antes de ser “Umbanda Branca” ou “Umbanda Pura”, outros adjetivos que já foram associados a sua forma de praticá-la. Jota Alves de Oliveira escreveu um título chamado Umbanda Cristã e Brasileira, no qual encontramos a citação abaixo:

“A Orientação Doutrinária do evangelizador Espírito do Caboclo das Sete Encruzilhadas nos levou a considerar e historiar seu trabalho enriquecido das lições do evangelho de Jesus, com a legenda: Umbanda Cristã e Brasileira. ”

Outro elemento que endossa a qualidade cristã da Umbanda é o arquétipo dos Pretos e Pretas velhas: são ex-escravos batizados com nomes católicos e que trazem muita fé em Cristo, nos Santos e Orixás.

*Conteúdo extraído do Curso Teologia de Umbanda, UMBANDAEAD, tendo como tutor Alexandre Cumino.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page